Freedom Page: Acordo Ortográfico


11/03/2008

Acordo Ortográfico


Tendo em conta que o português é uma das línguas mais faladas em todo o mundo, mas que no país de origem apenas é falado por 10 milhões de habitantes, o actual governo e o seu "inteligente" nº1 decidiram fazer um novo acordo ortográfico.

Em todo o planeta são oito os países que têm como língua oficial o português, são eles: Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor-Leste. O português também é oficial na Região Administrativa Especial chinesa de Macau. O galego, com origem comum ao português e similar em parte significativa da estrutura e vocabulário, é oficial na comunidade autónoma espanhola da Galiza. Existem, também, comunidades de falantes de português espalhados por todo o mundo, sendo que os países onde estas comunidades são maiores são: Andorra, Luxemburgo, França, Estados Unidos da América, Paraguai, Venezuela e África do Sul.

No geral existem entre 210 a 250 milhões de falantes na língua de Camões, sendo que só no Brasil há actualmente, cerca de 183,9 milhões de habitantes.

Mas, tal como o nome indica, a língua chama-se português, é originária de Portugal; é nossa.

Que me perdoem os meus amigos brasileiros, que nada têm a haver com isto, mas no caso de se fazer um novo acordo ortográfico, não deveriam ser eles a mudar a sua maneira de falar?

Porque razão terei eu de passar a pronunciar palavras como pra em vez de para; stress (que é uma palavra inglesa) terei que dizer estresse; acto passa a ato; óptimo a otimo; abolissão dos hífens como, por exemplo, nas palavras: há-de, hei-de, ter-te, ver-te, etc...

Vamos ter que aprender, novamente, a falar e a escrever; porque parece que são os nossos "irmãos" brasileiros, aqueles que sabem, de facto (fato) falar bem a nossa língua.

É só mais uma Sr. Eng. José Socrates... O que é que se hade fazer!

Sem comentários:

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape