
O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, especialmente no caso de trabalhos académicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica. (Wikipédia)
Como você, que está a ler esta mensagem, ninguém gosta de ver o seu trabalho (que tanto lhe custou a criar) 'copiado'.
Já li que houve vários problemas e muita gente chateada com este problema, como por exemplo a Sandra Pontes e aqui no Blog do Inexistent Man.
Este último também já iniciou uma campanha contra o plágio, mas parou; como ele próprio diz: inocentemente. Também eu acho que quantos mais se juntarem a esta 'causa', mais respeito haverá por quem cria e publica obras, textos, fotografias, música e muito mais, da sua real autoria.
Aconselho, também, a registar a sua página no site Creative Commons, e garantir assim os seu direitos. Aqui poderá decidir o que os seus leitores podem, ou não, fazer com a sua obra. Aqui, eu permito que usem e/ou copiem o conteúdo, desde que publiquem os respectivos créditos de autoria. Até pode escolher se permite ou não o uso do seu trabalho para fins comerciais. Mas o melhor de tudo é que está legalizado para, praticamente, todos os paises do mundo.
Clique no símbolo no topo, ou aqui em baixo para ser dirigido para a página de denúncias StoPlágio.








1 comentário:
Boa noite, gostaria que vc fizesse um template para mim, mas sou novata mesmo, nao sei nem colar, rsrsrs
Entre em contato comigo para falar sobre valores.
pri.last.night@terra.com.br
Obrigada
Priscila
Enviar um comentário